Logo Folha de Pernambuco

AMÉRICA DO SUL

Lula e Boric assinam acordo bilateral após reunião

Um dos acordos prevê ainda a articulação entre Brasil e Chile em organizações internacionais e regionais

Lula e Gabriel BoricLula e Gabriel Boric - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os ministérios de Minas e Energia do Brasil e Mineração da República do Chile assinaram nesta segunda-feira, 5, uma carta de intenção para ações conjuntas na exploração e desenvolvimento de minerais estratégicos, olhando para a pauta de transição energética nos dois países. O acordo foi assinado durante uma visita do presidente Lula ao Chile.

O documento, com a assinatura do ministro Alexandre Silveira e da ministra chilena Aurora Williams Baussa, prevê o incentivo a políticas que procurem atrair investimento estrangeiro direto no setor mineiro, além da necessidade de facilitar o intercâmbio de conhecimentos técnicos e tecnologias entre os países. Outra frente é a "adoção de tecnologias avançadas e práticas de mineração digital".

A declaração de intenções cita, como perspectiva, uma integração do setor na América do Sul, para além do acordo bilateral. Hoje, o Brasil exporta o minério de alumínio, cobre, ferro, grafita, manganês, entre outros. Por outro lado, há importação de minério de fosfato, potássio e o minério de molibdênio, por exemplo.

O documento assinado entre os dois países dispõe sobre uma maior transparência do setor mineiro nos respectivos países, cooperação em P&D (pesquisa e desenvolvimento), bem como o estabelecimento de programas de qualificação e formação da mão de obra setorial nos dois países.

Articulação
O acordo prevê ainda a articulação entre Brasil e Chile em organizações internacionais e regionais para "discutir políticas e ações no setor, incluindo os minerais necessários para a transição energética".

Os ministérios de Minas e Energia do Brasil e Mineração da República do Chile vão designar, individualmente, um coordenador responsável pela implementação prática do que está previsto na Carta.

O ministro Silveira acompanha o presidente Lula em agenda na capital do Chile, Santiago. Na mesma ocasião, foi assinado com o ministro de Minas e Energia do Chile, Diego Pardow, uma declaração conjunta para a criação de um grupo de trabalho sobre combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter