Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Lula e Janja retomam lives, mas só um usa TV Brasil

Após polêmicas, primeira-dama voltou com a transmissão "Papo de Respeito" em estrutura caseira; presidente participa da terceira edição de sua live semanal transmitida no canal 2 da estatal

Presidente Lula ao lado de Janja, a primeira-damaPresidente Lula ao lado de Janja, a primeira-dama - Foto: Nelson Almeida/AFP

Três meses após ter se tornado alvo de processos por ter usado as instalações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para realizar uma transmissão ao vivo, a primeira-dama retomou o projeto "Papo de Respeito" nesta segunda-feira (26). Desta vez, no entanto, Janja se limitou a utilizar uma estrutura caseira. Diretamente do Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência, a primeira-dama conversou com a ministra da Cultura Margareth Menezes e o secretário-executivo, Márcio Tavares, sobre a Lei Paulo Gustavo.

Em transmissão que durou mais de 40 minutos, Janja utilizou seu perfil no Instagram e as funções da própria plataforma para interação com sua convidada. Ela afirmou que nesta quinta-feira fará o mesmo com a influenciadora Nath Finanças. Em encontro previsto para às 19h30, o tema será o Desenrola Brasil, programa lançado pelo Ministério da Fazenda que vai possibilitar a renegociação de dívidas.

Desde o início de suas transmissões semanais, Lula reacendeu a polêmica iniciada por Janja sobre a promoção do governo através do maquinário público. Nesta terça-feira (27), a terceira edição do "Conversa com o Presidente" foi novamente transmitida no canal 2 da TV Brasil, nas redes sociais e na televisão.

Em março deste ano, a primeira-dama se tornou alvo de processos na Justiça Federal quando lançou "Papo de Respeito", na estrutura da TV Brasil. Opositores do governo entraram com ações sob a alegação de que a presença de que o conteúdo teria ferido a autonomia da EBC e violado o princípio da impessoalidade no poder público.

Na ocasião, o programa utilizou as dependências da emissora em Brasília e, além de Janja, contou com a participação da ministra das Mulheres Cida Gonçalves e da atriz e apresentadora Luana Xavier. Já nesta terça-feira, Lula filmou a "Conversa com Presidente" direto do Palácio do Alvorada, mas contou com o apoio técnico da emissora.

A ideia do projeto da primeira-dama é seguir ouvindo pessoas influentes dentro e fora do governo para tratar de programas e temas relevantes para a gestão, a cada quinze dias. Na transmissão desta segunda-feira, Janja manifestou o interesse de ouvir a ministra Margareth Menezes novamente para tratar da Lei Rouanet.

Veja também

Ex-comandantes do Exército e Aeronáutica revelaram à PF que Bolsonaro apresentou plano de golpe
Tentativa de golpe

Ex-comandantes do Exército e Aeronáutica revelaram à PF que Bolsonaro apresentou plano de golpe

Integrantes do 'gabinete do ódio' de Bolsonaro são indiciados pela PF por participação no plano
Tentativa de Golpe

Integrantes do 'gabinete do ódio' de Bolsonaro são indiciados pela PF por participação no plano

Newsletter