Logo Folha de Pernambuco

Sabatina

Lula e Nelson Mandela? Entenda as referências ao ex-presidente sul-africano durante sabatina de Zani

Paralelo foi iniciado pelo líder do governo no Senado Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) por indicações de advogados pessoais para Suprema Corte

[M] Nelson Mandela[M] Nelson Mandela - Foto: Reprodução/Wikipedia

Em meio à sabatina do advogado Cristiano Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadores traçaram um paralelo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. A comparação inicial partiu do líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), pelo fato de ambos terem indicado seus advogados pessoais para a Suprema Corte de seus países.

— O presidente da República, após um longo período na prisão, nomeou o seu advogado para a Corte. Mas o presidente não era Lula, era Nelson Mandela. Teve a honra de ser indicado por Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação lhe qualifica — disse Randolfe referindo-se a Zanin.

Após a fala do aliado de Lula, o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RNH), voltou ao que Randolfe disse e afirmou que Mandela e Lula divergem em "espírito".

— Quem dera se o espírito do presidente Lula fosse o mesmo de Nelson Mandela, de reconciliação e pacificação. De ter a altitude de entender que quem exerce o poder precisa olhar para frente — disse Marinho.

Em seguida, Márcio Bittar (União-AC) voltou ao tema, após falar que a oposição não carrega o sentimento de "revanchismo".

— Ao ser libertado, ele deu o maior exemplo de todos. Havia o sentimento de revanche e o que faz Nelson Mandela? Ele chama a população e pacifica a África do Sul. E evitou uma guerra. Essa deveria ser a grande inspiração de quem, depois de tudo, conquistou a Presidência.

Em 1995, o ex-presidente e líder humanitário Nelson Mandela nomeou juiz presidente do tribunal constitucional do país Arthur Chaskalson, um dos advogados que o defendeu no julgamento de Rivonia, que havia o condenado à prisão perpétua.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter