Lula e presidente da Bolívia decidem construir ponte sobre rio Mamoré
Assunto foi discutido em conversa telefônica entre o presidente brasileiro e Luis Arce
Os governos do Brasil e da Bolívia construirão uma ponte sobre o rio Mamoré, na fronteira entre os dois países. As conversas já haviam sido retomadaws em nível técnico e ganharam força política em uma conversa telefônica, nesta quinta-feira, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Luis Arce.
Segundo uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois presidentes decidiram que a obra deve ser iniciada "com a maior brevidade possível", levando em conta os interesses das comunidades fronteiriças locais.
A construção da ponte foi decidida há 15 anos, mas o projeto acabou suspenso. O Mamoré é um rio de origem andina que faz parte da bacia do Amazonas.
Leia também
• TSE multa Bolsonaro e coligação por impulsionamento de propaganda negativa contra Lula na eleição
• Campos Neto diz que ele, Lula e Haddad combinaram não falar sobre a reunião
• "Governo Lula não tem como sancionar um texto como este", diz Randolfe sobre marco temporal
A decisão é resultado de uma reunião bilateral entre Lula e Arce, no mês passado, paralelamente à Cúpula da Amazônia, em Belém (PA). No encontro, os mandatários discutiram formas de ampliar a cooperação entre os dois países em áreas além da ambiental, como desenvolvimento regional, industrialização, integração energética e de transportes e combate ao crime organizado.
De acordo com o Itamaraty, a construção de uma ponte sobre o rio Mamoré foi objeto de um acordo firmado entre o Brasil e a Bolívia em 2007, que está sendo retomado. Nesta sexta-feira, o governo brasileiro encaminhará uma proposta às autoridades bolivianas sobre como será realizado o empreendimento.