ENCONTRO

Lula e Zelensky discutem "construção da paz" no primeiro encontro desde início de guerra na Ucrânia

Nas redes sociais, Lula disse que foi um "boa conversa" e Zelensky classificou a discussão como 'construtiva' e 'honesta

Lula e ZelenskyLula e Zelensky - Foto: Ricardo Stuckert/Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tiveram a tão esperada primeira reunião bilateral, nesta quarta-feira, em Nova York, após meses declarações polêmicas de Lula que geraram reações do governo ucraniano.

Não houve declaração à imprensa após o encontro de pouco mais de uma hora, mas os dois presidentes se manifestaram nas redes sociais. Lula disse que foi uma “boa conversa” e Zelensky classificou a discussão como “construtiva” e “honesta”

“Na sequência da nossa discussão honesta e construtiva, nós instruímos nossas equipes diplomáticas a trabalhar nos próximos passos na nossa relação bilateral e nos esforços de paz”, afirmou o presidente ucraniano em uma publicação na rede social X (antigo Twitter)

Na mesma rede, o presidente Lula escreveu que foi uma “boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”.

 

O encontro começou com cinco minutos de atraso, às 17h05 (horário de Brasília). Zelensky chegou no hotel de Lula por uma asaída interna sem falar com a imprensa, acompanhado do chefe de Gabinete Andriy Yermak, ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, além dos assessores para política externa Andrii Sybiha e Ihor Jovkva e de Roman Mashovet, assessor-chefe para assuntos militares.

Encontro entre Lula e Zelensky, em Nova York

Do lado brasileiro participaram, além de Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social.

Na saída, o ministro Mauro Vieira descreveu a conversa como "tranquila" e "amigável".

— O presidente Lula e o presidente Zelensky tiveram uma longa discussão em um ambiente tranquilo e amigável, em que trocaram informações sobre os países e a situação do mundo neste momento. Instruíram também suas equipes, os seus ministros do exterior a continuarem em contato para desenvolver as relações bilaterais e discutir possibilidades de paz — disse Vieira.

Já o chanceler ucraniano afirmou que o encontro entre Lula e Zelensky 'quebrou' o gelo das relações entre os dois líderes.

— Não que houvesse gelo em nossas relações, mas o encontro foi muito caloroso e honesto. Eu acho que agora os dois presidentes se entendem bem melhor a posição de cada um do que antes — declarou, Kuleba.

O chanceler ucraniano também elogiou o comprometimento reafirmado pelo Brasil na reunião desta quarta de continuar a participar do esforço de paz proposto por Zelensky.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter