brasil

Lula encaminha ao Senado nomes de novos chefes da Abin e Anac

Presidente confirmou a indicação do ex-diretor-geral da PF Luiz Fernando Correa para ser o novo diretor-geral da Abin

Presidente Lula   Presidente Lula  - Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta sexta-feira (3) a indicação do ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Correa para ser o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A indicação já foi encaminhada para a apreciação do Senado Federal, junto com a indicação de Tiago Sousa Pereira para ser o novo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na quinta-feira (2), Lula oficializou a transferência da Abin para a Casa Civil da Presidência da República. Antes, o órgão era vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) responsável pela segurança dos palácios presidenciais, incluindo o Palácio do Planalto, invadido e depredado no 8 de janeiro.

Lula ventilava a possibilidade de fazer a mudança desde a transição de governo. À época, a equipe de Lula já mostrava incômodo com a militarização da inteligência e avaliava que esse formato era um "resquício do período da ditadura militar”.

Com os ataques de 8 de janeiro, a confiança de Lula nos militares palacianos ficou ainda mais fragilizada e a mudança acabou de concretizando nesta quinta-feira.

Luiz Fernando Correa é visto na Abin como uma indicação direta de Lula. Entre setembro de 2007 a janeiro de 2011, ele atuou como diretor-geral da PF na gestão do petista e, no governo Dilma, ocupou funções importantes na segurança nas Olimpíadas, por exemplo. Antes disso, de novembro de 2003 a setembro de 2007, foi secretário Nacional de Segurança Pública do governo Lula.

Lula quer um nome de sua estrita confiança no comando do órgão e pediu a Correa que apresentasse um projeto de uma agência moderna de informação e que, nas palavras dele, cumpra seu papel vocacional no estatuto.

A indicação de Luiz Fernando Correa desagradou parte do corpo técnico da Abin, que, desde o período da transição, trabalhava para que o comando do órgão saísse das mãos de membros da Polícia Federal e voltasse a ficar sob a chefia um funcionário de carreira da agência.

Por outro lado, avaliam que a indicação de Luiz Fernando guarda aspectos positivos, por ser um nome experiente e com trânsito político, que chega com o discurso de reestruturar e valorizar as carreiras da agência.

Trocas na Anac
Lula também encaminhou para o Senado Federal a indicação do nome de Tiago Sousa Pereira para ocupar o cargo de diretor-presidente da Anac. Ele vai ocupar o lugar de Juliano Alcântara Noman, que renunciou o posto nesta sexta-feira e assumirá a Secretaria de Aviação Civil no Ministério de Portos e Aeroportos, comandada por Márcio França.

Veja também

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil
QUEIMADAS

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil

Lula diz que é preciso "pensar para o futuro" maior participação de negros e mulheres no Judiciário
BRASIL

Lula diz que é preciso "pensar para o futuro" maior participação de negros e mulheres no Judiciário

Newsletter