Logo Folha de Pernambuco

Política

Lula encontrará chefes dos poderes em busca de apoio na aprovação de mudanças no Orçamento

Presidente eleito precisa encontra recursos para promessas de campanha, como Bolsa Família de R$ 600

Lula, presidente eleito do BrasilLula, presidente eleito do Brasil - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Nove dias após vencer a eleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca pela primeira em Brasília como presidente eleito. A previsão é de que Lula chegue à capital federal à noite para uma série de reuniões a partir de quarta-feira.

Lula irá se encontrar com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Também está prevista agenda com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Além de dar tom de institucionalidade à visita, Lula irá se apresentar como um presidente da República que irá estimular o diálogo e a harmonia entre os poderes.

O presidente também pedirá pessoalmente apoio dos chefes do parlamento na aprovação de ajustes no Orçamento de 2023 que permitam que a inclusão de despesas que contemplem promessas de companha de Lula, como a continuidade do pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil em janeiro e o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

A construção desse apoio, que já vem sendo costurada por aliados de Lula deve estar condicionada ao apoio do futuro presidente à reeleição de Pacheco para o comando do Senado e a neutralidade de Lula quanto à reeleição de Lira para a presidência da Câmara.

Além das agendas oficiais, Lula também deverá ter encontros políticos, onde discutirá nomes para integrar a equipe da transição e ampliação da base de apoio do futuro governo no Congresso.

Na próxima semana, Lula irá a COP 27, a convite do governo egípcio, com objetivo de se contrapor a gestão ambiental do governo de Jair Bolsonaro. A ideia é que o presidente eleito apresente o novo indicado para comandar o Ministério do Meio Ambiente durante o evento. A COP é a reunião anual em que governos discutem como implementar medidas de mitigação e adaptação à mudança climática.

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter