Câmara

Lula envia três ministros à posse de novo presidente da bancada evangélica

Márcio Macedo, Jorge Messias e Márcio França estiveram presentes em solenidade na Câmara

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, abraça o deputado Silas Câmara, novo presidente da bancada evangélica Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, abraça o deputado Silas Câmara, novo presidente da bancada evangélica  - Foto: Bruno Peres

Após um primeiro semestre de pouco acenos ao setor, o presidente Lula (PT) enviou três ministros para a posse do presidente do novo líder da bancada evangélica, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM). Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Márcio França (Portos e Aeroportos) marcaram presença no Culto da Santa Ceia de Fé que ocorreu nesta quarta-feira (2) na Câmara dos Deputados.

Como havia sido acordado no início da legislatura, o parlamentar amazonense ficará no cargo até o final do ano. No início de 2024, Eli Borges (PL-TO) — que era o presidente da frente no primeiro semestre — retoma o posto de líder.

Filiado ao PT, o ministro Márcio Macedo fez votos a Câmara:

"Desejo sucessos nos trabalhos" disse o titular da Secretaria-Geral da Presidência.

Influentes na política interna, os evangélicos representam 129 deputados e 19 senadores. Do Republicanos, a posse de Silas Câmara ocorre em meio as tratativas de Lula para que o partido passe a integrar o quadro ministerial.

Em relação ao governo federal, Câmara tem uma postura de menor oposição, quando comparado com seu antecessor. No primeiro semestre, por exemplo, votou a favor da urgência da tramitação do PL das Fake News. Como noticiou o GLOBO, evangélicos difundiram a notícia falsa de que o projeto atentava contra a liberdade religiosa.

Esta também não é a primeira vez que o parlamentar assume a frente evangélica. Entre 2019 e 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, a bancada era comandada por ele.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter