Lula escolhe Luiz Marinho como ministro do Trabalho e prepara anúncio para a semana que vem
Presidente do PT de São Paulo já ocupou o posto nos primeiros governos
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu nesta quinta-feira (15) que o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) será o novo ministro do Trabalho. O anúncio oficial, porém, deve ficar para a próxima semana junto com os titulares de outras pastas.
Como mostrou o Globo na segunda-feira, Marinho, que também é presidente do PT de São Paulo, conseguiu o aval das centrais sindicais para ocupar o posto. A nomeação contraria falas de Lula durante a campanha de que não iria repetir ministros de seus primeiros governos.
O presidente do PT de São Paulo já ocupou o Ministério do Trabalho entre 2005 e 2007 quando Lula era presidente. Ele se reuniu com o presidente eleito na semana passada, em Brasília. Nesta quinta-feira, os dois estiveram juntos num evento em São Paulo do Natal dos Catadores de material reciclável.
Marinho é amigo do presidente eleito e iniciou a carreira política da mesma forma que Lula, como presidente do Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC. Ele também presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT), central sindical ligada ao PT.
Leia também
• Senado divulga roteiro da posse de Lula e Alckmin
• Lula participa de evento com catadores em São Paulo
• Rolls-Royce presidencial: PF fará avaliação de carro para a posse
Em 2008, foi eleito prefeito de São Bernardo do Campo (SP), cidade onde Lula vivia até 2020. Conseguiu ser reeleito prefeito do município em 2012. Em 2018, ao disputar o governo de São Paulo, ficou apenas em quarto lugar.