live

Lula faz live da África do Sul antes do Brics

Presidente está em Joanesburgo para a Cúpula do Brics

Lula em live semanalLula em live semanal - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza nesta terça-feira (22) mais uma live semanal. Lula está na África do Sul para a reunião de líderes do Brics.

Outras lives
Pensado para tentar engajar apoiadores do governo nas redes sociais, o programa tem sido transmitido todas as terças-feiras, pela manhã, geralmente do Palácio da Alvorada. Além das suas próprias páginas na rede social, Lula tem usado também a página nas redes sociais da TV Brasil e no canal da TV, empresa pública de televisão, que é destinada para divulgar ações do governo.

Na semana passada, Lula afirmou que vai conversar “com quem for necessário” no Congresso Nacional e que o governo precisa dialogar "com quem tem voto" para conseguir aprovar os projetos e aumentar a governabilidade. O Planalto já confirmou a entrada do PP e do Republicanos na esplanada dos ministérios na tentativa de ampliar o apoio no Congresso Nacional.

Lula ainda defendeu a aproximação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e afirmou que o governo precisa da aliança com o parlamentar. 

"O Lira precisa menos de mim do que eu dele. O Lira não manda projeto para mim, o Lira não precisa pedir nada para mim. Eu é que tenho que mandar o projeto de lei que os ministros acham importante e chega lá tem que ser aprovado. Então nós é que temos que ter a iniciativa de conversar" afirmou, completando: " Eu vou conversar com quem for necessário conversar."

Sobre meio ambiente, o presidente voltou a cobrar nesta segunda-feira os países ricos pela ajuda financeira para proteger a Amazônia. Lula afirmou que é um "pagamento de uma dívida com o planeta Terra" por terem começado o processo de poluição anos antes dos países em desenvolvimento.

Lula afirmou ainda que durante a próxima cúpula dos BRICS vai voltar a discutir sobre a desigualdade e sobre a questão da paz e o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia. A próxima reunião será entre os dias 22 e 24 de agosto, em Joanesburgo.

"Nos Brics vamos discutir a questão da desigualdade. Temos que discutir a questão da paz. Não é possível que a gente não discuta, não é possível que não haja um momento em que a Rússia e a Ucrânia sentem para conversar e parem de se matar. Uma guerra que só destrói aquilo que demorou anos para ser construído. É preciso encontrar um caminho."

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter