BRASIL

Lula faz reunião ministerial em primeiro dia de despacho no Planalto após pneumonia

Presidente ficou uma semana despachando da residência oficial com agendas reduzidas

Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a despachar do Palácio do Planalto nesta segunda-feira (3) após uma semana de agenda reduzida no Palácio da Alvorada enquanto se recuperava de uma pneumonia bacteriana. A principal agenda de Lula será uma reunião com os ministérios das áreas produtivas e institucional para tratar de ações do governo.

Ao todo, 20 ministros participam da reunião desta segunda-feira. A ideia é que o presidente divida em grupo temáticos os seus ministros para otimizar os encontros. No dia 10 de maio, Lula fez a primeira reunião com as pastas da área da infraestrutura e tratou de assuntos como o novo PAC e o decreto de saneamento básico.

Nesta segunda-feira, estarão com Lula o vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Daniela Carneiro (Turismo), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) General Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Jorge Messias (AGU), Vinícius Carvalho(Controladoria-Geral da União).

O diagnóstico de pneumonia bacteriana e influenza A fez com que Lula cancelasse a viagem para a China, remarcada para o dia 11 de abril. A agenda é considerada prioridade pelo Palácio do Planalto devido a importância estratégica do país, que é o principal parceiro comercial do Brasil, e para reforçar ao país a intenção do governo de inaugurar um novo momento das relações comercias com os chineses, desgastadas durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Lula passou a semana no Palácio da Alvorada, fazendo reuniões com ministros, recebendo medicação e sendo acompanhado pela médica da presidência da República, Ana Helena Germoglio.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter