Logo Folha de Pernambuco

RIO GRANDE DO SUL

'Lula governou RS' X 'condução de Eduardo Leite': PT e PSDB disputam legado político da reconstrução

Bancada do partido do presidente fez críticas à gestão estadual que foram respondidas pelos tucanos

Mercado de Porto AlegreMercado de Porto Alegre - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Meses após as chuvas que acometeram o estado do Rio Grande do Sul, aliados do presidente Lula ( PT) e do governador Eduardo Leite ( PSDB) disputam o legado político da reconstrução. A troca de farpas ocorre depois da bancada do PT na Assembleia Legislativa ter feito críticas ao governador durante uma entrevista coletiva de balanço de sua atuação legislativa.

No ato, o deputado estadual Miguel Rossetto afirmou que quem teria governado o Rio Grande do Sul durante a tragédia teria sido o presidente Lula.

— Quando o RS precisava de um governador, o Eduardo Leite fez a escolha pelo conflito com o governo federal. Se ausentou daquilo que era a expectativa do povo gaúcho, ter uma liderança positiva frente à crise. Por conta dessa ambição fantasiosa da presidência da República, renunciou à sua obrigação de governador. Por isso não acho exagero dizer, e que bom, que foi o presidente Lula que governou o Rio Grande, com seus ministros e suas estruturas — disse o petista nesta quinta-feira.

 

A declaração não agradou em nada os tucanos, que emitiram uma nota de resposta, assinada pelo deputado Professor Bonatto. "O Estado do Rio Grande do Sul tem governo", inicia o posicionamento.

A bancada do PSDB enalteceu Leite, primeiro governador a ser reeleito no estado.

"Sob a condução de Eduardo Leite, o Estado se destaca por ações estruturantes como o Plano Rio Grande, um projeto participativo que conduz a reconstrução pós-enchentes, envolvendo sociedade, municípios, instituições e a Assembleia Legislativa. O plano reforça o compromisso do governo em fortalecer o Rio Grande, com transparência, resiliência e visão de futuro", dizem os tucanos.

Eles reconhecem a importância das parcerias com o governo federal, mas afirmaram que "críticas sem fundamento" não contribuem para a reconstrução.

Disputa política
Públicas hoje na esfera estadual, as rusgas entre Lula e Leite fizeram parte de todo o processo desde as chuvas. Em agosto, os dois trocaram farpas.

Lula reclamou que Leite nunca estava "contente" com a resposta da União às enchentes. Horas depois, durante um evento do governo federal, Leite citou a declaração de Lula e defendeu sua postura, afirmando que seu papel era "agradecer o que foi feito, mas também demandar, pedir".

O desgaste ocorreu em meio a uma insatisfação do Palácio Piratini com a indicação de Paulo Pimenta, que comandou a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Entre as primeiras discordâncias estava a construção de cidades provisórias para abrigar pessoas que perderam as casas. A medida apoiada por Leite foi implementada, mas Pimenta defendeu em maio o repasse de dinheiro para os desabrigados como outra forma de resolver o problema.

Veja também

João Campos anuncia Thiago Ângelo como novo secretário de Turismo do Recife
Turismo

João Campos anuncia Thiago Ângelo como novo secretário de Turismo do Recife

João Campos anuncia vereadora Andreza Romero para liderar Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais
Recife

João Campos anuncia vereadora Andreza Romero para liderar Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais

Newsletter