Logo Folha de Pernambuco

POLÍTICA

Lula impede extinção de estatal: decreto preserva Ceitec para retomar projeto de chip nacional

Decisão de preservar a Ceitec foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou decreto nesta segunda-feira para impedir a extinção de estatal criada para produzir semicondutores. Desde a campanha, o petista defende a retomada de investimentos no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec).

A decisão de Lula interrompe o processo de "dissolução societária" da empresa pública, iniciado no governo de Jair Bolsonaro, para retomar o plano de fabricação, no Brasil, de circuitos integrados, os chamados chips.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira, e excluiu a Ceitec do Programa Nacional de Desestatização (PND).

Segundo o governo, o novo decreto considera as conclusões de um grupo de trabalho interministerial, que avaliou o processo de dissolução da estatal, criada em 2008.

"A retomada da Ceitec representa uma oportunidade importante para impulsionar o setor de semicondutores, aumentando a competitividade e relevância do Brasil no mercado global", afirmou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Por mais de uma década, o Ceitec consumiu R$ 800 milhões em aportes públicos sem, porém, ter conquistado relevância nacional ou internacional para o mercado de chips.

Hoje, o setor é dominado por Taiwan e Coreia do Sul, além de atrair pesados investimentos da China. Estados Unidos e países europeus têm dificuldades para a produção e, na cadeia do setor, são importantes para o desenvolvimento da arquitetura dos semicondutores, bem como para o maquinário usado para a litografia dos chips, processo em que transistores são esculpidos em placas de silício.

Veja também

Moraes retira sigilo de inquérito de tentativa de golpe
JUSTIÇA

Moraes retira sigilo de inquérito de tentativa de golpe

Nomeações de parentes afastou Dino de governador que não foi convidado para seu casamento; entenda
MARANHÃO

Nomeações de parentes afastou Dino de governador que não foi convidado para seu casamento; entenda

Newsletter