Lula lança projeto que vai repassar imóveis inutilizados da União
Propriedades que estão abandonadas ou ocupadas serão destinadas para prefeituras ou movimentos populares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta segunda-feira o Programa de Democratização dos Imóveis da União, um projeto que pretende imóveis abandonados ou inutilizados que pertencem ao governo federal. O evento de lançamento irá ocorrer no Palácio do Planalto.
O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação, que contabilizou os prédios, terrenos e galpões que poderão ser destinados a moradias populares, saúde pública, educação, atividades esportivas e culturais. A maioria deles está abandonada ou ocupada por movimentos sociais.
Como o Globo mostrou, os ativos serão entregues a prefeituras ou movimentos populares após aprovação de projetos que determinem a nova função dos espaços.
Do total de 500 imóveis, por volta de 300 foram declarados de interesse social. Assim, será aberta a corrida para que novos gestores possam administrar os locais. O processo é burocrático. O governo estima que a nova destinação desses lugares seja posta em prática até 2026.
Leia também
• Lula tenta ganhar terreno na oposição e acena a governadores
• Lula participa de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe
• "Todos, todas e todes": evento de Lula no Rio tem uso de linguagem neutra
A maioria dos imóveis está localizada em quatro estados: Rio, São Paulo, Pernambuco e Pará. Mas uma amostra de 25 ativos que estão com o mapeamento mais adiantado indica imóveis em todas as regiões do país. Boa parte dos prédios precisará passar por uma ampla reforma para modernização da estrutura, instalações, iluminação e fachada.