Logo Folha de Pernambuco

mercosul

Lula diz que democracia no Mercosul deve ser "vigilante"

Presidente Lula citou tentativa de golpe na Bolívia, que passou a fazer parte do bloco

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que é preciso permanecer "vigilante" na defesa da democracia no Mercosul. Lula deu as declarações durante a cúpula do bloco, após tentativa de golpe na Bolívia, que passa a fazer parte do grupo.

"A reação unânime ao 26 de junho na Bolívia e ao 8 de janeiro no Brasil demonstram que não há atalhos na democracia em nossa região, mas é preciso permanecer vigilantes" afirmou Lula.

Lula citou diretamente a tentativa de golpe na Bolívia e afirmou que o Mercosul permaneceu mais uma vez unido pela "plena vigência do estado de direito".

"Há menos de 15 dias um membro de nosso bloco sofreu uma tentativa de golpe. A democracia prevaleceu graças à firmeza do governo boliviano, mobilização do seu povo e rechaço da comunidade internacional. O Mercosul permaneceu mais uma vez unido pela plena vigência do estado de direito" afirmou

O presidente ainda citou "falsos democratas" que "tentam solapar as instituições e colocá-las a serviço de interesses reacionários" e que "não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista".

"Falsos democratas tentam solapar as instituições e colocá-las a serviço de interesses reacionários. Enquanto nossa região seguir entre as mais desiguais do mundo, a estabilidade política permanecerá ameaçada. Democracia e desenvolvimento andam lado-a-lado [...]"

"No mundo globalizado não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista. Tampouco há justificativa para resgatar as experiências ultraliberais que apenas agravaram as desigualdades em nossa região" completa.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter