Logo Folha de Pernambuco

trf

Lula nomeia amigo de Flávio Bolsonaro para vaga no TRF1

O advogado Eduardo Martins, que é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, teve o apoio de Cristiano Zanin, do STF

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8) duas nomeações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para vagas de novos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) 1ª Região (Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins) . Os escolhidos foram os advogados Flavio Jardim e Eduardo Martins, que de acordo com o colunista Lauro Jardim é amigo do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A escolha pro Martins, no entanto, não se deu pela relação com o adversário político. Ele, que é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, tinha o apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin. Já o nome de Flavio Jardim tinha como apoiadores os ministros do STF Gilmar Mendes Flávio Dino. O os dois estavam nas duas listas tríplices entregues ao presidente por desembargadores.

Próximo do centro do poder, o TRF-1, localizado em Brasília, abarca os conflitos federais de nove estados da federação e, por isso, é considerado o tribunal de segunda instância mais importante do país. Por isso, as disputas pelas vagas ganham contornos diferentes do que ocorre nas outras cinco cortes espalhadas nas demais regiões.

O tribunal atrai interesse de políticos por tratar de assuntos que envolvem diretamente decisões tomadas pela administração pública — de questões previdenciárias a madeira ilegal. Foi o TRF-1, por exemplo, que decidiu suspender a investigação que a Polícia Federal abriu contra Bruno Calandrini, o delegado que pediu a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e de outros suspeitos envolvidos em um suposto esquema de corrupção no MEC.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter