GOVERNO FEDERAL

Lula oficializa nomeação de Sabino como ministro do Turismo

Convite foi feito nessa quinta

Celso Sabino (União-PA)Celso Sabino (União-PA) - Foto: Agência Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta sexta-feira (14), a nomeação de Celso Sabino (União-PA) como ministro do Turismo. Sabino foi convidado por Lula nessa quinta-feira para ocupar o cargo no lugar de Daniela Carneiro e atender a um pedido do União Brasil. A nomeação foi publicada nesta tarde em edição extra do Diário Oficial da União.

Na quarta-feira, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) reuniu-se com Lula no Planalto e assegurou o consenso em torno do nome parlamentar. O Centrão tem pressionado para ampliar seu espaço no primeiro escalão do governo em troca de aumentar a base de apoio ao Palácio do Planalto no Congresso.

Em frentes abertas de negociação, o partido também tem intenção de assumir os Correios e deve ser contemplado na escolha da chefia da Funasa, juntamente com outras siglas do Centrão.

Na véspera do convite oficial, o encontro entre Lula e Alcolumbre destravou o último nó para a troca no Turismo, que se arrasta desde abril.

Rusgas entre Sabino e o líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA), fizeram com que alas do partido chegassem a cogitar outro nome para o posto. Na reunião, no entanto, Lula disse que Sabino seria chamado ao Planalto para o convite ser oficializado.

Ao longo da negociação, houve um impasse sobre a ocupação de postos na estrutura da pasta. Elmar Nascimento defendia que a legenda assumisse o ministério com ingerência sobre a Embratur, hoje chefiada pelo ex-deputado Marcelo Freixo (PT).

Freixo, por sua vez, agraciou o União Brasil com um cargo vinculado à presidência da Embratur e se articulou com outros nomes, inclusive o presidente do partido, Luciano Bivar (PE), para se sustentar no posto.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter