Logo Folha de Pernambuco

DIPLOMACIA

Lula participa de jantar na Embaixada da Palestina

Encontro foi marcado em nome do conselho dos embaixadores árabes no Brasil

Luiz Inácio Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta quinta-feira (8) de um jantar na Embaixada da Palestina em Brasília. A visita ocorre em meio à guerra entre Israel e o Hamas.

Em janeiro, Lula decidiu apoiar a ação movida pela África do Sul contra o Estado de Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em que acusa as autoridades israelenses de cometerem um "genocídio" contra os palestinos na Faixa de Gaza.

Ao julgar o caso, a Corte não ordenou um cessar-fogo imediato como queriam os sul-africanos, mas ordenou que fossem tomadas todas as medidas necessárias para evitar atos de genocídio contra os palestinos.

O jantar foi oferecido em nome do conselho dos embaixadores árabes no Brasil e dos embaixadores dos estados membros da Organização de Cooperação Islâmica.

Lula chegou por volta das 19h acompanhado da primeira-dama Janja da Silva. O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, também participou do jantar, assim como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), e o assessor especial Celso Amorim.

Na chegada, Lula foi convidado pelo embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, a plantar uma árvore.

— O senhor está plantando esperança para o povo palestino e para o mundo, se Deus quiser — disse Alzeben ao presidente brasileiro.

Veja também

Moraes autoriza que Anderson Torres cuide da mãe com câncer e flexibiliza cautelares
EX-MINISTRO DA JUSTIÇA

Moraes autoriza que Anderson Torres cuide da mãe com câncer e flexibiliza cautelares

MP do TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e outros 24 militares indiciados
trama golpista

MP do TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e outros 24 militares indiciados

Newsletter