Logo Folha de Pernambuco

brasil

Lula pede ao Congresso para retirar projetos de Bolsonaro

Governo federal quer que Legislativo arquive mais quatro iniciativas apresentadas pela gestão anterior

Lula, presidente do BrasilLula, presidente do Brasil - Foto: Evaristo Sa / AFP

Em mensagens enviadas ao Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o arquivamento de quatro projetos elaborados pelo governo Jair Bolsonaro. As propostas em questão fazem parte de agenda duramente criticada pelo petista durante a campanha eleitoral.

A lista das iniciativas rejeitadas pelo atual governo foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU). Entre os textos, está um projeto que cria um "excludente de ilicitude" para militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs).

A proposta altera o conceito de legítima defesa nas ações empreendidas pelo Estado, o que é considerado pelo governo como "uma licença para matar". Por ser tema sensível e parte polêmica da agenda de costumes de Bolsonaro, não chegou a ser pautada para votação em plenário.

Antes do envio do projeto, o tema já havia sido rejeitado pelo Congresso durante a tramitação do pacote anticrime, enviado pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro, em 2019. Bolsonaro, então, insistiu no tema, sem sucesso.

Outra proposta rejeitada pelo atual governo é um projeto de lei que limita a remoção de conteúdo em redes sociais. Na Câmara, a proposta chegou a ser juntada a outra iniciativa que trata de disparos em massa e fake news, mas seus principais pontos foram suprimidos em relatório.

Durante o governo Bolsonaro, a redação do projeto foi a segunda tentativa de legislar sobre o tema. Antes, o ex-presidente chegou a editar Medida Provisória para criar obstáculos à retirada de conteúdo por plataformas.

Nesta sexta-feira, o governo também pediu o arquivamento de projeto que autoriza a venda, pela União, de parcela do excedente do pré-sal. De acordo com o texto, os recursos obtidos com a cessão desses direitos não estariam mais vinculados ao Fundo Social — que destina verbas para a saúde, educação, entre outras áreas. O governo também rejeita a "Política Nacional de Longo Prazo", redigida pelo governo Bolsonaro.

Na semana passada, o governo já havia pedido ao Congresso Nacional a retirada de tramitação de projeto que regulamenta a exploração de minérios, petróleo e geração hidrelétrica em terras indígenas demarcadas (TIs).

Veja também

Fim da escala 6x1: ainda engatinhando na Câmara, PEC de Erika Hilton ganha fôlego nas redes sociais
trabalho

Fim da escala 6x1: PEC ganha fôlego nas redes sociais

Congresso gastou R$ 85 mil com viagens de bolsonaristas aos Estados Unidos em vitória de Trump
custoss

Congresso gastou R$ 85 mil com viagens de bolsonaristas aos Estados Unidos em vitória de Trump

Newsletter