Lula pede ousadia nos negócios a governantes e empresários de Portugal e Brasil
O presidente publicou em suas redes sociais que pretendia firmar 13 acordos comerciais durante a sua visita ao país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (22) em Lisboa que espera que governantes e empresários brasileiros e portugueses sejam mais ousados para fazer negócios.
– Precisamos ser mais ousados, nossos ministros têm que conversar mais, discutir o financiamento das nossas indústrias. Nós nos comunicamos pouco. Pensamos que Portugal é amigo e não precisamos conversar, mas precisamos conversar, porque o papel do presidente e abrir a porta, mas quem tem competência para fazer negócio são os empresários.
Em sua chegada na sexta-feira (21) em Portugal, o presidente publicou em suas redes sociais que pretendia firmar 13 acordos comerciais durante a sua visita ao país.
Leia também
• Lula inicia primeira viagem europeia em Portugal, após polêmica sobre a Ucrânia
• Acordo com Embraer é um dos 13 que deverão ser assinados por Lula
• Em Portugal, Lula segue com seu retorno ao cenário internacional
O primeiro deles já foi confirmado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, uma parceria entre a fabricante de aviões brasileira Embraer e a portuguesa Ogma para a produção do avião de combate Super Tucano do outro lado do Atlântico.
Lula chamou atenção ainda para a imensa comunidade brasileira em Portugal, com cerca de 555 mil pessoas, que vive e trabalha em Portugal:
– Em nenhum outro momento da História houve tantos brasileiros em Portugal como agora. Não são apenas pobres que vêm para trabalhar, temos muita gente rica, classe média alta com casa e trabalho aqui em Portugal. Com a loucura do mundo digitalizado, fica fácil morar em Portugal e trabalhar para o Brasil. Estamos avançando muito e tenho muita expectativa da reunião com empresários no Porto.
E acrescentou:
– Se é verdade que Portugal descobriu o Brasil, é verdade que os brasileiros descobriram Portugal no século XXI.