BRASIL

Lula planeja inaugurar obras em São Paulo a fim de fortalecer pré-campanha de Boulos

A informação foi noticiada pela CNN Brasil e confirmada pelo Estadão

Presidente Lula em entrevista à rádio ItatiaiaPresidente Lula em entrevista à rádio Itatiaia - Foto: Reprodução/CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende se envolver ativamente na disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano. Exemplo disso é a intenção do petista em realizar inaugurações de obras na capital paulista a fim de fortalecer a candidatura do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) ao Edifício Matarazzo, sede da administração paulistana.

Entre os lançamentos do governo federal que vão servir de palanque para o psolista, estão duas unidades do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que serão construídas em bairros periféricos, e o câmpus Itaquera da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A informação foi noticiada pela CNN Brasil e confirmada pelo Estadão.

Também são aguardados anúncios do governo Lula em outras áreas, como saúde e habitação. No ano passado, o presidente já assinou o contrato de início de obras de um conjunto habitacional acompanhado de Boulos. O evento ocorreu na zona leste da capital, servindo para impulsionar a pré-candidatura do líder sem-teto.

Na ocasião, Boulos subiu ao palanque acompanhado de Lula e foi o primeiro a discursar no evento, destacando o problema da moradia na capital, uma de suas principais bandeiras políticas. Ele elogiou o governo petista, mencionando que o empreendimento demonstra a falta de preconceito contra movimentos sociais, visto que a habitação era uma reivindicação antiga do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Leia também

• "PSDB é oposição a Lula, mas defendo a independência", diz governadora Raquel Lyra

• Governo Lula tenta manter diálogo com Maduro, evitando críticas em meio à repressão à oposição

• Lula chega nesta quarta-feira (14) ao Egito

Segundo pessoas próximas à campanha de Boulos, os eventos com Lula serão importantes não só para reforçar a imagem do psolista, como também para se contrapor ao peso da máquina municipal e da estadual, que vão atuar a favor do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que frequentemente o convida para entregas de obras.

Lula vai priorizar agenda interna
Enquanto o primeiro ano do terceiro mandato de Lula foi marcado por uma extensa agenda internacional, na qual o presidente visitou 24 países em 15 viagens ao exterior, o segundo ano será caracterizado por viagens pelo País, em ano de eleições municipais, com conversas com prefeitos, governadores e o setor privado.

Neste contexto, o petista deve concentrar esforços nas eleições municipais de 2024. Apesar da escassez de nomes competitivos do PT em grandes colegiados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a estratégia é formar alianças com parceiros estratégicos, Boulos e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

Além disso, o PT já definiu candidaturas próprias em 11 capitais, número que pode subir para 14 nos próximos meses: ainda não há definições em Florianópolis, Manaus e Cuiabá. A tendência é que nas demais cidades o apoio seja a candidatos de partidos da base do governo Lula.

 

Veja também

Políticos lamentam morte do deputado estadual José Patriota
BLOG DA FOLHA

Políticos lamentam morte do deputado estadual José Patriota

Cadeirada de Datena em Marçal expõe campanha sem limites em SP
ELEIÇÕES SÃO PAULO

Cadeirada de Datena em Marçal expõe campanha sem limites em SP

Newsletter