BRASIL

Lula rebate críticas sobre viagens e cita "expectativa nos países" pela "derrubada do negacionismo"

Petista afirmou em discurso na USP que o Brasil nunca esteve 'tão respeitado' internacionalmente como agora

O presidente Lula em discurso na USP nesta quinta-feira O presidente Lula em discurso na USP nesta quinta-feira  - Foto: Reprodução / Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as críticas recebidas pelo número de viagens para o exterior realizadas no primeiro ano do governo. A fala ocorreu nesta quinta-feira (25) em seu discurso na solenidade em homenagem aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). O petista ainda afirmou que "não sabia que a derrubada do negacionismo" no Brasil era motivo de "tanta expectativa" na comunidade internacional.

— Sou tido como um presidente que viaja muito para o exterior. Quero dizer que nunca antes na história Brasil esteve tão respeitado no mundo como agora. Não sabia que a minha volta à presidência da República e a derrubada do negacionismo nesse país era (motivo de) tanta expectativa em todos os países do mundo — disse Lula.

Além de Lula e da primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, sete ministros marcaram presença na cerimônia: Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), que também é vice-presidente; Fernando Haddad (Fazenda); Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Camilo Santana (Educação); Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania); Nísia Trindade (Saúde); e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Formado em Direito pela USP, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli também esteve na solenidade. Além dele, o novo secretário de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, participou do evento.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não compareceu. Foi a segunda vez no mês que o ex-ministro bolsonarista deixou de ir a um evento que também teria a participação de Lula. Em nota, a Secretaria de Comunicação da gestão estadual alegou que Tarcísio tem agendas marcadas na capital nesta quinta, quando também se comemora o aniversário de 470 anos da cidade. Mas reiterou a "admiração e respeito" do chefe do Executivo paulista pela instituição.
 

O governador foi representado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, que foi reitor da instituição entre 2018 e 2022.

Em discurso na abertura da solenidade, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, fez uma saudação a Lula "em nome de todo o Brasil", momento em que o presidente da República foi aplaudido pela plateia. Segundo o reitor, a presença de tantas autoridades no ato "mostra o quanto o país respeita a ciência e acredita na educação como transformadora da nossa sociedade".

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter