Governo

Lula recebe Eduardo Leite no Planalto após troca de farpas por tragédia climática no RS

Presidente reclamou que governador nunca estava "satisfeito", e tucano disse que tem o papel de "demandar"

Eduardo Leite (PSDB) e Lula (PT) durante coletiva de imprensa sobre chuvas no RS Eduardo Leite (PSDB) e Lula (PT) durante coletiva de imprensa sobre chuvas no RS  - Foto: Maurício Tonetto/Governo do RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quarta-feira no Palácio do Planalto o governador Eduardo Leite (PSDB), com quem trocou farpas na semana passada em função da atuação do governador federal após a tragédia climática do Rio Grande do Sul.

Na sexta, Lula reclamou que Leite nunca estava "contente" com a resposta da União às enchentes.

Horas depois, durante um evento do governo federal, Leite citou a declaração de Lula e defendeu sua postura, afirmando que seu papel era "agradecer o que foi feito, mas também demandar, pedir".

— Às vezes fico incomodado porque o governador nunca está contente com as coisas. Ele deveria me agradecer um dia: "Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim". É só ver se o Bolsonaro tratou o estado do Rio Grande do Sul com respeito, é só ver se tem um metro quadrado de obra que o Bolsonaro fez aqui — afirmou Lula em entrevista à Rádio Gaúcha.

Pouco depois, ainda durante a entrevista, Lula voltou a falar sobre a postura de Leite, afirmando que o governador sempre diz que as medidas são "insuficientes".

Lula rebateu, afirmando que existe um grande esforço do governo, mas nunca haverá plena "perfeição".

— O governador também fala todo dia, "é insuficiente, é insuficiente", tudo é insuficiente. Tudo é insuficiente porque a gente não vai atingir a perfeição nunca.

Mais tarde, numa cerimônia de entrega de residências do Minha Casa Minha Vida, Leite rebateu as críticas.

— Presidente, também ouvi na entrevista que o senhor falou que o governador está sempre insatisfeito — disse. — Temos essa característica de demandar muito, mas é importante deixar claro que o povo gaúcho não é mal-agradecido, o povo gaúcho não é ingrato, o povo gaúcho agradece todo o apoio que recebe.

Em seguida, Leite agradeceu pelos apoios ofertados pelo governo federal e ressaltou que o seu papel como chefe do executivo estadual é "demandar".

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter