Logo Folha de Pernambuco

PRESIDENTE

Lula se reúne com comandantes das Forças Armadas

Em encontro fora da agenda no sábado, presidente ouviu o compromisso de que as três Forças estão identificando nomes que tenham cometido eventuais irregularidades

O presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na tarde de sábado no Palácio da Alvorada.

Em um encontro fora da agenda, Lula ouviu do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o compromisso de que as três Forças estão identificando nomes que tenham cometido eventuais irregularidades durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mucio frisou que não quer tratar a todos como suspeitos, mas que serão tomadas providências com aqueles que tiverem cometido irregularidades.

Os comandantes do Exército, general Tomás Paiva; da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica; o tenente-brigadeiro de ar Marcelo Kanitz Damasceno, levaram a Lula a mensagem de que, interessa às Forças que os fatos sejam esclarecidos e as condutas sejam individualizadas.

O encontro ocorre em meio aos avanços da investigação da Polícia Federal sobre suposto esquema de venda de presentes dados ao Estado brasileiro que engrossou a lista de militares que ocuparam cargos no governo anterior e hoje são investigados, totalizando 18.

Entre os quais, o general do Exército Mauro César Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Ex-integrante do Alto Comando do Exército, Lourena Cid era um dos nomes mais prestigiados entre as forças.

O Globo apurou que Lula reiterou sua confiança nos comandantes das Forças. O presidente também reforçou a disposição em viabilizar investimentos em Defesa. Em mais de uma hora de conversa, trataram também sobre investimentos do PAC na Defesa.

Lançado há dez dias, o plano de investimento reservou R$ 53 bilhões ao setor e contemplou quatro programas estratégicos do Exército, quatro da Marinha e seis da Aeronáutica.

A reunião com Lula ocorreu a pedido do ministro devido a incompatibilidade de agendas entre o presidente, o ministro e o comandante do Exército nas próximas semanas. Lula embarcou no começo da noite deste domingo para a África, para a cúpula dos Brics, e retorna apenas no dia 28, após passar por Angola e São Tomé e Príncipe.

Na data em que o presidente volta ao Brasil, Múcio viajará para Peru, Colômbia e Venezuela ao lado do comandante militar da Amazônia, general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves para tratar de temas ligados a fronteira do Brasil com esses países. No mesmo período, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, vai a Índia em encontro com a Força daquele país.

Desde janeiro, o Planalto tem buscado reduzir tensões com militares. O movimento conduzido por Lula e Múcio, já contou com almoços do presidente no Exército, na Marinha e na Aeronáutica, apresentações de demandas e projetos específicos de cada Força, encontros dos comandantes com Lula no Palácio do Planalto, além do compromisso de Lula em investir em programas estratégicos da área de Defesa, a ponto dos setor virar um dos eixos de investimento do Novo PAC.

Veja também

PT: indiciamento de Bolsonaro e organização abre caminho para que venham a pagar pelos crimes
PT

PT: indiciamento de Bolsonaro e organização abre caminho para que venham a pagar pelos crimes

Tarcísio defende Bolsonaro após indiciamento: "Respeitou resultado da eleição"
Tarcísio

Tarcísio defende Bolsonaro após indiciamento: "Respeitou resultado da eleição"

Newsletter