Pendências

Lula se reúne com Lira e Haddad em semana decisiva

Congresso e governo articulam aprovação de medidas com prazo apertado, antes do recesso parlamentar

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou nesta quarta-feira com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto. O governo corre contra o tempo para articular a aprovação de uma série de pendências no Congresso, com apenas oito dias úteis para o recesso parlamentar, considerando segunda e sexta-feira, quando rotineiramente não há sessão no plenário.

Senado Federal e Câmara paralisam as atividades a partir do dia 23 de dezembro. Nas prioridades do ministério da Fazenda está a aprovação da medida provisória (MP) que retoma a tributação federal de grandes empresas que recebem benefícios no ICMS para custeio.

Em paralelo, há a proposta que busca limitar a remuneração de acionistas de empresas por meio da modalidade de Juros sobre Capital Próprio (JCP), que permite um pagamento menor de impostos.

Ontem, o Senado aprovou a proposta que taxa as empresas de apostas esportivas on-line e os ganhadores de prêmios, mas o texto ainda precisa ser novamente avaliado pela Câmara antes da sanção presidencial.

Além disso, na seara econômica, está pendente a promulgação da Reforma Tributária sobre o consumo e dos instrumentos de planejamento e execução do orçamento de 2024: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter