Lula se reúne com príncipe saudita em Riad
Presidente brasileiro e monarca trataram de possibilidade de investimentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nesta terça-feira uma reunião com o príncipe e Primeiro-Ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Em Riad, capital do país, ambos discutiram sobre investimentos nos dois países.
Segundo o governo, o foco da conversa foi "o fortalecimento das relações bilaterais", investimentos, além das "oportunidades para empresas nacionais no país árabe".
Um dos temas da reunião foi o investimento de US$ 10 bilhões que o Fundo Soberano Saudita planeja aplicar no Brasil. Entre setores que poderiam receber o investimento estão "energia limpa, hidrogênio verde, defesa, ciência e tecnologia, agropecuária e aportes em infraestrutura".
Ainda de acordo com o governo brasileiro, o príncipe saudita mencionou a importância da presidência brasileira do G-20, que se inicia em dezembro.
Leia também
• Visita de Janja e choro pelo neto: carcereiro de Lula relembra dias do presidente na prisão
• Escolhido por Lula, Dino é o quinto indicado ao STF com filiação política desde o governo FH
• Lula desembarca na Arábia onde apresenta projetos de investimento
Mohammed bin Salman também ressaltou a entrada da Arábia Saudita no BRICS, e afirmou que o país tem interesse em ter uma participação ativa no banco do bloco, presidido por Dilma Rousseff.
Após a estadia em Riad, Lula segue para Doha, no Catar, e seguida para Dubai, onde ocorrerá a COP-28. Antes de retornar ao Brasil, o presidente ainda passa pela Alemanha.