Logo Folha de Pernambuco

Educação

Lula se reúne com reitores e diz que universidades estão "saindo das trevas"

O presidente se referiu a Jair Bolsonaro como "coisa" e criticou a postura beligerante adotada pelo governo com as instiuições

Foto: Douglas Magno / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (19) que as universidades saírão das trevas, em referência à turbulência vivida pelas instituições durante o governo de Jair Bolsonaro. Em encontro com reitores no Palácio do Planalto, Lula se comprometeu a respeitar a autonomia das universidades e retomar investimentos no ensino superior.

– Eu tenho orgulho de ter vivido um momento em que a gente mais acreditou na educação. O momento que a gente mais investiu em ciência e tecnologia, em educação universitária, investiu no ensino fundamental, ensino médio e nos institutos federais. Por uma única razão: é que não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema na formação do seu povo – disse Lula aos reitores, acrescentando:

– Então, nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos 4 anos e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo.

Durante o discurso, o presidente se referiu a Jair Bolsonaro como "coisa" e criticou a postura beligerante adotada pelo governo anterior no trato com as universidades.

– Precisam saber que o encontro com vocês é o encontro da civilização. Eu nunca consegui compreender qual era a dificuldade de um presidente da República tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter