BRASIL

Lula se reúne nesta quarta-feira (10) com embaixador da Palestina

Encontro acontecerá na parte da manhã, no Palácio do Planalto

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, fala à imprensa, no Palácio do Planalto O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, fala à imprensa, no Palácio do Planalto  - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em meio ao clima de tensão e incertezas no Oriente Médio, com quase três meses de conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir, nesta quarta-feira, com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. A audiência está marcada para às 10h, no Palácio do Planalto, segundo a assessoria de comunicação da Presidência da República.

Esta será a segunda vez, desde novembro, que Lula e o diplomata palestino vão se encontrar. Em uma solenidade no Itamaraty, Lula condecorou Alzeben com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco.

Ao mesmo tempo, as relações do governo brasileiro com o embaixador israelense Daniel Zonshine, ficaram abaladas. Uma das razões foi a reunião entre Zonshine, parlamentares da oposição e o ex-presidente Jair Bolsonaro, na Câmara. Bastante criticado, o diplomata esclareceu não ter convidado Bolsonaro para o encontro, cujo objetivo era mostrar imagens decorrentes dos ataques do Hamas a civis de Israel, em 7 de outubro de 2022.
 

Lula e os embaixadores no Oriente Médio negociaram com Israel, Egito e Palestina, a saída de brasileiros que estavam -- outros ainda estão -- na Faixa de Gaza, principal zona de conflito. Porém, tanto internamente quanto em declarações feitas no exterior, o presidente do Brasil tem assumido uma posição crítica a Israel, devido à matança de civis em Gaza, especialmente crianças e idosos.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter