Lula se reúne nesta quarta-feira com chefe da embaixada dos EUA no Brasil
Segundo governo americano, a embaixada pretende conversar com os principais candidatos à Presidência da República
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta quarta-feira (21), em São Paulo, com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff. A informação foi divulgada pela CNN, que destacou que participarão da conversa o ex-chanceler Celso Amorim e o senador Jacques Wagner.
A Embaixada dos EUA confirmou ao GLOBO o encontro de Lula com Koneff e alguns integrantes de sua equipe. Não está prevista a participação de funcionários do Departamento de Estado americano.
Em nota, a embaixada destacou que reuniões entre a embaixada e consulados ocorrem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. De acordo com a representação americana em Brasília, encontros como o de amanhã acontecerão com todos os principais candidatos das eleições de outubro.
Leia também
• Lula: é preciso preservar atrativos naturais para impulsionar turismo
• Apoio de Meirelles a Lula pode significar continuidade da responsabilidade fiscal, diz Temer
• Em discurso na ONU, Bolsonaro acena ao público eleitor e ataca Lula
Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo, diz um trecho da nota.
Segundo aliados de Lula, a reunião, restrita a poucas pessoas, será importante para sinalizar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos em possível governo Lula.
Petistas não veem a necessidade, neste momento, de reforçar o reconhecimento do pleito caso haja contestação do presidente Jair Bolsonaro. A chancela ao resultado das urnas já dada com certa e "natural".
Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, Bolsonaro, que está em Nova York, não tem nenhuma agenda marcada com representantes do governo americano. Pela manhã, o presidente da República discursou em Assembleia-Geral da ONU.