Lula se solidariza com vítimas das chuvas no país
Presidente diz que voltará a investir em prevenção a desastres naturais
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou solidariedade nesta sexta-feira (2) às vítimas das chuvas no país. Nas redes sociais, o petista disse ainda que o seu governo fará investimentos na prevenção de catástrofes naturais.
Eventos como deslizamento de encostas e alagamentos deixaram, até o momento, desabrigados em pelo menos seis estados. A situação mais crítica ocorre no Paraná, em Santa Catarina e na Bahia.
"Minha solidariedade e meus sentimentos para as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia", escreveu Lula no Twitter.
Leia também
• Proposta de Lula para salário mínimo em 2023 é de R$ 1.320
• Chuvas de moderada a forte devem seguir no Agreste e Sertão de Pernambuco até sábado (3)
• Chuvas obrigam mais de 8,6 mil a deixarem suas casas em todo o país
O presidente também se queixou da falta de recursos para a área.
"Precisamos retomar verbas para prevenção de desastres naturais e defesa civil. E enfrentarmos juntos as catástrofes e a mudanças climáticas", acrescentou.
Na quinta-feira (1°), os integrantes do grupo do setor de Desenvolvimento Regional na transição apresentaram um raio-x sobre os investimentos previstos para a área de defesa civil e prevenção a desastres. Eles consideraram que é preciso recompor o orçamento da área para evitar novos desastres.
No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede dos trabalhos, Randolfe Rodrigues (Rede), Aloizio Mercadante (PT), Camilo Santana (PT) e Leandro Grass (PV) apontaram a necessidade de aprovação da PEC da Transição para liberar verba e favorecer esses investimentos.