Lula

Lula: STF poderia ter deixado que tema das drogas fosse discutido no Congresso

Na avaliação de Lula, a decisão sobre a quantidade de gramas de porte de maconha não deveria ser de advogado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela discussão sobre a temática da descriminalização do porte da maconha.

Na avaliação do petista, a Corte Suprema está tratando de temas que não são de sua responsabilidade e, neste caso, deveria ter deixado a discussão com o Congresso Nacional.

"Acho que a Suprema Corte está tratando de muitos casos que, muitas vezes, não precisaria nem tratar", disse o presidente em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira, 27.

Na avaliação de Lula, a decisão sobre a quantidade de gramas de porte de maconha não deveria ser de advogado, mas de pessoas da área da saúde.

"Quando a gente fica entrando em muitos temas, em temas polêmicos, acho que a gente pode correr risco", disse. "Quando a gente planta vento, a gente pode colher tempestade."

"Vai para Suprema Corte somente coisa que tiver ligado à Constituição. Senão, não precisa ir", comentou. Nesse sentido, Lula disse que a "culpa" também é de quem entra com recursos em determinados temas.

Apesar das críticas, o petista disse que o STF tem um "papel extraordinário". Em sua avaliação, a Suprema Corte é uma espécie de "guardiã da nossa Constituição".
 

Veja também

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil
QUEIMADAS

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil

Lula diz que é preciso "pensar para o futuro" maior participação de negros e mulheres no Judiciário
BRASIL

Lula diz que é preciso "pensar para o futuro" maior participação de negros e mulheres no Judiciário

Newsletter