Lula tem 51% dos votos válidos e Bolsonaro, 37%, diz Ipec
Desta vez, o instituto de pesquisa ouviu 3.008 eleitores pelo Brasil
Na pesquisa Ipec para presidente da República, divulgada neste sábado (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% e Jair Bolsonaro (PL), 37% das intenções de votos válidos. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) têm o mesmo percentual, 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Avila (Novo) também empataram, com 1%.
Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) não pontuaram. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Os votos válidos são calculados a partir da exclusão da amostra dos votos brancos, nulos e eleitores que se declaram indecisos. O método é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial de eleições. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Leia também
• DataFolha: Lula tem 50% e Bolsonaro, 36% dos votos válidos
• Qual o horário da votação? Fuso de Brasília será seguido em todo o País
• Eleições 2022: e-Título só poderá ser emitido até este sábado (1º)
Quando são levados em conta os votos brancos, nulos e dos indecisos, Lula fica com 47%; Bolsonaro, com 34%. Ciro e Simone empatam, com 5%. Soraya e Felipe também têm o mesmo percentual, que é de 1%. Os outros não pontuaram. O percentual de brancos e nulos é de 4%; dos que não sabem ou não quiseram responder, 3%.
Na simulação de cenário de um eventual segundo turno, Lula teria 52% das intenções de voto; Bolsonaro, 37%.
Na pontuação dos índices de rejeição dos candidatos, Bolsonaro fica com o maior percentual, que é 46%. Lula aparece em seguida, com 38%, seguido por Ciro, com 14%. Padre Kelmon ocupa o quarto lugar, com 13%. Simone e Soraya têm 7%, cada. Felipe, Leo e Sofia também empatam, com 4%, cada um. Há um empate, ainda, entre os menos rejeitados, Eymael e Vera, com 3%.
Desta vez, o Ipec ouviu 3.008 pessoas, do dia 29 de setembro até hoje (1º), em 183 municípios. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00999/2022.