Logo Folha de Pernambuco

Encontro

Lula terá novo encontro com Mujica durante viagem ao Uruguai

Presidente estará no Uruguai para participar da cúpula de líderes no Mercosul na sexta-feira

Lula em evento com entidades sindicais internacionais ao lado de José MujicaLula em evento com entidades sindicais internacionais ao lado de José Mujica - Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um novo encontro com Pepe Mujica, seu aliado histórico e ex-presidente do Uruguai. Lula estará no país para participar de uma reunião com a cúpula de líderes do Mercosul.

Além da cúpula e do encontro com Mujica, a previsão é que o presidente tenha uma agenda de reuniões bilaterais, ainda em construção. A expectativa é que haja encontro com o presidente da Bolívia, Luis Arce. O país passou a ser membro pleno do Mercosul em julho deste ano.

O governo brasileiro espera que o encontro de líderes do Mercosul seja uma oportunidade para acelerar ou finalizar as negociações com a União Europeia. A assinatura, no entanto, não está prevista para a cúpula.

O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Mauricio Lyrio, já afirmou nesta segunda-feira que a assinatura do acordo em Montevidéu "não é o que está em jogo", e destacou que ainda há um longo caminho após a finalização das negociações.

— A assinatura é só depois da tradução. A assinatura em Montevidéu não é o que está em jogo. Na verdade, todo o acordo que a União Europeia negocia com seus parceiros, após a finalização das negociações, tem um longo processo de tradução. São 26 línguas. Além disso, tem a revisão legal final. Não é isso que está em jogo, mas queremos chegar a conclusão das negociações esse ano — afirmou.

Nos últimos dias, várias reuniões técnicas entre representantes do Mercosul e da União Europeia foram realizadas em Brasília. A informação dos bastidores é que questões ligadas ao meio ambiente apresentadas pelo lado europeu e a compras governamentais, um ponto de preocupação do governo Lula, avançaram.

Os europeus querem garantias de que não vão comprar produtos que contribuam para o desmatamento. Ao assumir a Presidência do Brasil, em janeiro de 2023, Lula anunciou que iria reavaliar o ponto que permite isonomia de tratamento a empresas do Mercosul e da UE em licitações públicas.

Veja também

Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas
TRIBUNAL

Por unanimidade, STF valida decisão de Dino que liberou emendas

PF encontrou slides de Braga Netto que incitam tropa a 'ampliar poder na Esplanada'
ATOS GOLPISTAS

PF encontrou slides de Braga Netto que incitam tropa a 'ampliar poder na Esplanada'

Newsletter