Logo Folha de Pernambuco

Mensagem

Lula usa conta do Twitter para parabenizar Dilma Rousseff, que completa 75 anos de idade

Dilma é reconhecida por ter sido a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil, sendo eleita presidente em 2010 e reeleita em 2014

Dilma Rousseff e LulaDilma Rousseff e Lula - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff (PT), que está 75 anos hoje, recebeu os parabéns do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas redes sociais.

"Minha querida amiga, Dilma Rousseff, feliz aniversário! Um exemplo de coragem e dedicação ao povo brasileiro. Desejo muita saúde e paz. Um grande abraço", postou Lula no Twitter.

Chamada por Lula de "mãe" do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma foi escolhida pelo PT para ser a sucessora do ex-presidente na chefia do Executivo federal em 2010. Em 2018, tentou se eleger senadora por Minas Gerais, mas ficou em quarto lugar na disputa e não conseguiu o assento no Legislativo.

Dilma é reconhecida por ter sido a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil, sendo eleita presidente em 2010 e reeleita em 2014. Seu governo passou por uma crise econômica, a qual ela não conseguiu reverter e sofreu um processo de impeachment em 2016.

Com o governo desgastado e sem apoio no Congresso, Dilma Rousseff foi acusada de ter cometido crime de responsabilidade, sofreu o impeachment e teve de deixar o poder. Ela foi substituída por Michel Temer (MDB) na Presidência da República.

A ex-presidente formou-se em Ciências Econômicas e atuou politicamente em gestões do município de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul. Durante parte de sua juventude, participou de movimentos de esquerda, ingressando na luta armada contra a Ditadura Militar, tendo sido presa e torturada em 1970 e liberta da prisão em 1972.

Veja também

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara
CÂMARA

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Newsletter