Política

Lula viaja para a Europa com cinco ministros; saiba quais são

Na agenda, está previsto um encontro com o Papa Francisco e com o presidente da França, Emmanuel Macron

LulaLula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia também

• Lula diz que prefeito de Campinas "não é um cara humano" e paulista rebate: "Falou bobagens"

• Lula discutirá acordo Mercosul-UE com Macron em Paris

• Concurso público 2023: governo Lula vai abrir 4,4 mil vagas; veja órgãos que vão recrutar mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta segunda-feira (19)  para a Europa para cumprir agenda oficial em Paris, Itália e Vaticano. Na agenda, está previsto um encontro com o Papa Francisco e com o presidente da França, Emmanuel Macron. Lula estará acompanhado por quatro ministros nas viagens.

Saiba quem são: 

Paris:

Ministro da Defesa, José Múcio

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Ministro da Fazenda,  Fernando Haddad

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Itália: 

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim

Nesta segunda-feira, Lula afirmou que vai almoçar com o presidente francês, Emmanuel Macron, para tratar sobre o endurecimento do acordo entre Mercosul e União Europeia. Lula criticou termos do acordo que permitem sanções contra o Mercosul em caso de descumprimento e afirmou que não se pode "ameaçar o Mercosul". 

— Vou almoçar com o Macron e eu quero discutir com o Macron a questão do parlamento francês que aprovou o endurecimento do acordo Mercosul x União Europeia. Ou seja, a União Europeia não pode tentar ameaçar o Mercosul de punir o Mercosul se não cumprir isso ou aquilo. Se somos parceiros estratégicos vocês não tem que fazer ameaça. Isso eu vou conversar muito com o presidente da França.

Lula ainda afirmou que conversará com o Papa Francisco sobre a paz entre Rússia e Ucrânia e sobre a desigualdade. O presidente afirmou ainda que o a viagem seria um agradecimento aos anos de solidariedade do Papa a sua prisão da Polícia Federal.

— Ele foi muito solidário a mim em todos aqueles meus processos. Eu telefonei para ele, tomei a iniciativa, falei que gostaria de ir a Roma fazer uma visita para ele de agradecimento inclusive a tudo que ele fez por mim enquanto eu estava na PF, pelos atos de solidariedade. Muito muito interessado em acabar com a guerra da Ucrânia e da Rússia. Eu também quero conversar com ele sobre essa questão da paz e também quero conversar com ele sobre a questão da desigualdade.

Lula ainda voltou a falar que vai convidar o líder religioso para participar do Círio de Nazaré neste ano. Ele confirmou sua presença no evento ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.

Lula ainda afirmou que se encontrará com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e que terá uma reunião com o prefeito de Roma. O presidente tenta ainda um encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Em Paris, além do almoço com Macron, Lula afirmou que participará do encerramento de um debate econômico com "vários presidentes" e que discursará sobre uma "nova economia para o mundo".

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter