Conferência do Clima

Lula viajará ao Egito na segunda (14) para participar da COP27

O presidente eleito foi convidado pelo presidente egípicio, Abdel Fatah al-Sissi para o evento

 Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito - Foto: LUDOVIC MARIN / AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, informou nesta quinta-feira (10) que viajará ao Egito na segunda-feira (14) para participar da conferência do clima COP27, onde pretende se reunir com líderes internacionais.

"Estou viajando segunda-feira para o Egito. Já vou ter no Egito mais conversas com lideranças mundiais, num único dia, do que Bolsonaro teve em quatro anos", disse Lula durante reunião com deputados em Brasília.

O líder do Partido dos Trabalhadores, que tomará posse pela terceira vez em 1º de janeiro, foi convidado pelo presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, para o evento climático em Sharm el-Sheikh, que reúne mais de 90 países.

Ele não especificou com quais líderes pretende se reunir.

"Uma das coisas que vamos fazer é recolocar o Brasil no centro da geopolítica internacional", acrescentou Lula, de 77 anos, que garantiu que o país está gerando grande "expectativa" no mundo após sua vitória em 30 de outubro contra o presidente Jair Bolsonaro.

Seu governo pretende recuperar o prestígio internacional com uma agenda voltada para a proteção ambiental, diferenciando-se de Bolsonaro, um cético em relação ao aquecimento global.

Segundo a imprensa brasileira, Lula também irá a Portugal, no dia 18, onde se reunirá com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro-ministro português, António Costa.

Veja também

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil
QUEIMADAS

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil

Lula diz que é preciso "pensar para o futuro" maior participação de negros e mulheres no Judiciário
BRASIL

Lula diz que é preciso "pensar para o futuro" maior participação de negros e mulheres no Judiciário

Newsletter