PRESIDENTE LULA

Lula visita sede da Abin enquanto governo prepara reformulação da Inteligência

Objetivo é ter mais agilidade na análise de informações e uma estrutura que reúna dados distribuídos por diferentes instâncias

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando CorrêaO diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta quarta-feira na sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para celebração do Dia do Profissional de Inteligência. A visita ocorre em meio a uma iniciativa do governo de promover uma reformulação na área.

Lula quer mais agilidade na análise de informações e uma estrutura que reúna dados hoje distribuídos por diferentes instâncias da administração federal. Após a tentativa de golpe do 8 de janeiro, Lula já havia se queixado do setor.

As mudanças vêm sendo capitaneadas pelo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, chefe da Polícia Federal no segundo mandato de Lula. Está prevista a reestruturação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que engloba órgãos federais para a troca de informações, e a alteração do comitê central do colegiado.

Uma das ideias é torná-lo mais enxuto, com os ministros da Justiça, Defesa e Relações Exteriores, além de assessores responsáveis pela Inteligência nas pastas. O grupo será responsável por juntar e refinar os dados que, a partir daí, serão levados pela Abin a Lula. Nas próximas semanas, o presidente receberá um modelo para aprovação.
 

Hoje, o conselho tem representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Aeronáutica e Exército. A mudança, portanto, vai elevar a hierarquia, reduzindo o número de intermediários nas discussões — outro efeito será diluir a influência militar.

Veja também

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Newsletter