Logo Folha de Pernambuco

ITÁLIA

Manifestante invade evento de partido na Itália e protesta: "Sem cidadania para Bolsonaro"

Ambientalista levava cartaz com ilustração de líder de extrema-direita de mãos dadas a Bolsonaro

Manifestante com cartaz na ItáliaManifestante com cartaz na Itália - Foto: reprodução

Um manifestante interrompeu um evento organizado pelo partido da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para protestar contra uma possível concessão de cidadania ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo.

O protesto foi feito durante o evento "Lombardia para votar", organizado pelo partido de extrema-direita Irmãos da Itália:

— Chega de Bolsonaro. Sem cidadania para Bolsonaro, não sejam cúmplices — gritou o homem, identificado como Francesco Fortinguerra, aos pés do palco de um teatro na cidade de Milão.

Naquele momento, preparava-se para falar o presidente da região, Attilio Fontana, candidato a reeleição. Fortinguerra levava consigo um cartaz com uma ilustração que trazia a imagem de Meloni, líder de extrema-direita, de mãos dadas a Bolsonaro.

— A primeira-ministra Giorgia Meloni deveria participar do evento, o ato foi dirigido a ela — disse Francesco, que é filiado ao partido Europa Verde.

Meloni participou apenas virtualmente do evento. O cartaz levado por Francesco Fortinguerra foi feito pela artista italiana Cristina Donati Meyer, e uma cópia foi pregada ao lado do consulado brasileiro em Milão.

Não é a primeira vez que temores de que o ex-presidente brasileiro tenha concedida uma cidadania italiana suscitam reação da oposição do país. Na semana passada, após os ataques às sedes dos três poderes em Brasília, o deputado Angelo Bonelli, também do partido Europa Verde, pediu durante uma sessão na câmara para que o governo dê a nacionalidade a Bolsonaro. Questionado sobre o tema, o chanceler afirmou que o brasileiro não deu entrada no procedimento para ter a cidadania italiana.

Na região de Vêneto, por sua vez, parlamentares da oposição voltaram a criticar a cidadania honorária concedida ao brasileiro pela cidade de Anguillera, local de onde os antepassados de Bolsonaro tem origem. Entre os partidos que voltaram a pedir a revogação da cidadania estão o Partido Democrático, o Movimento Cinco Estrelas, os Verdes e a Refundação Comunista, segundo o jornal Corriere del Veneto.

— Só porque você tem bisavós você merece uma cidadania? Acho que o município deve passar uma mensagem clara de que ele não merece — disse ao GLOBO Elena Ostanel, conselheira regional de Vêneto, um cargo equivalente ao de deputada estadual. — Por conta de como ele governou nesses anos, com a Covid-19 e Amazônia, ele é a pessoa certa para ter uma cidadania honorária?

Veja também

Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor
LUTO

Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor

Dino dá 30 dias para governo padronizar normas sobre uso de emendas em universidades
EMENDAS PARLAMENTARES

Dino dá 30 dias para governo padronizar normas sobre uso de emendas em universidades

Newsletter