Logo Folha de Pernambuco

A FAVOR DA DEMOCRACIA

Manifestantes se concentram na Praça do Derby para caminhada no Recife contra atos terroristas

Caminhada irá até o monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora

Concentração no Recife para caminhada contra atos terroristasConcentração no Recife para caminhada contra atos terroristas - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Centenas de pessoas estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (9) na Praça do Derby, área central do Recife, para se posicionar contra os atos de terrorismo contra os Três Poderes ocorridos no domingo (8) em Brasília. O ato foi organizado por várias organizações sociais, como a CUT-PE, Frente Brasil Popular e Frente Brasil Sem Medo.

A manifestação contou com a presença de várias personalidades políticas do Estado, como o ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB) e deputados estaduais eleitos, como Dani Portela (PSOL).

Manifestante em ato pró-democraciaFotos: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros ressaltou a importância dos atos na área central do Recife. "O PT está somando às manifestações em todo o País e aqui não seria diferente. Vimos atos golpistas e aqui queremos dizer que defendemos a democracia e a eleição do presidente Lula", disse ele, que não descartou ainda ter outros movimentos parecidos no Estado.

Concentração na Praça do Derby para caminhada contra atos terroristas

"(O ato de hoje) é uma primeira resposta de algo muito maior. Todo o País, hoje, através dessas manifestações, está se preparando para uma frente mais ampla ainda", afirmou Luciano Siqueira (PCdoB).


O deputado federal eleito Pedro Campos (PSB) esteve presente e destacou o ar pacífico que foi todo o ato. "Os atos de hoje em todo o Brasil são importantes. Precisamos garantir o cumprimento do artigo 1º da Constituição, onde diz que todo o poder emana do povo e deve exercê-lo através de seus representantes eleitos", frisou.

Para a deputada federal Dani Portela, o movimento serviu para dar apoio ao processo democrático do País. "A democracia no Brasil é jovem e vem sofrendo ameaças constantes. E elas precisam ser cessadas, pois foram fortalecidas ao longo dos últimos quatro anos pelo governo de Jair Bolsonaro", destacou.

O ato saiu da Praça do Derby, atravessou a Avenida Conde da Boa Vista, uma das principais vias de acesso do Recife, e encerrou em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, no bairro da Boa Vista.

Veja também

Newsletter