MDB, de Tebet, libera representantes para votarem como desejarem no segundo turno
Dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos "externaram sua posição em relação à disputa nacional"
O MDB anunciou, na manhã desta quarta-feira (5), liberar todos os seus representantes para votar em quem desejar neste segundo turno das Eleições 2022. O partido é o da candidata Simone Tebet, terceira colocada no primeiro turno.
A senadora emedebista, que teve 4.915.423 votos (4,16%) no primeiro turno, já havia anunciado que esperaria 48 horas pela posição do partido e que, se não se pronunciasse, ela mesma diria sua posição.
Leia também
• "Voto por uma história de luta pela democracia", diz FHC ao anunciar apoio a Lula
• Bolsonaro e Lula recebem apoios-chave para o segundo turno
• Ciro evita citar nome de Lula, mas acompanha decisão do PDT sobre 2º turno
"Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", diz a nota assinada pelo presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi.
Segundo a nota, após o primeiro turno, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos "externaram sua posição em relação à disputa nacional".
NOTA OFICIAL pic.twitter.com/iWPGbwW1sX
— MDB Nacional (@MDB_Nacional) October 5, 2022
No comunicado, divulgado nas redes sociais do partido, o MDB diz que "cobará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito."