Logo Folha de Pernambuco

Ministério Público de Pernambuco escolhe lista tríplice para cargo de procurador-geral de Justiça

A eleição para o biênio 2025-2027 será realizada virtualmente nesta terça-feira (7), das 9h às 17h

Ministério Público de Pernambuco - Divulgação

A eleição da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o biênio 2025-2027 será realizada nesta terça-feira (7), das 9h às 17h. Os promotores e procuradores do Estado escolhem os três nomes a partir de uma votação eletrônica obrigatória. Em seguida, a relação será encaminhada à governadora Raquel Lyra (PSDB) que nomeará o novo chefe do MPPE para o próximo biênio. 

Estão concorrendo às vagas da lista tríplice os promotores Deluse Amaral Rolim Florentino, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, Maria Lizandra Lira de Carvalho, Maviael de Souza Silva e o procurador Silvio José Menezes Tavares. 

O novo procurador-geral substituirá o promotor Marcos Antônio Matos de Carvalho, que assumirá na quarta (8) o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Votação
Segundo o MPPE, o Sistema Eletrônico de Votação (SEV) pode ser acessado a partir de um link enviado até a última quinta-feira (2) para o e-mail funcional dos membros do MPPE. No sistema, cada eleitor precisa selecionar de um a três candidatos dentre os nomes presentes na cédula de votação. 

Os votos são apurados no final da tarde desta terça pelo sistema eletrônico e os três mais votados passam a compor a lista tríplice. Para tirar dúvidas, os votantes devem entrar em contato com o Colégio de Procuradores de Justiça no e-mail [email protected] ou por meio do telefone (81) 99210-7299. 

Conheça os candidatos 
A promotora de Justiça Deluse Amaral é natural de João Pessoa, na Paraíba, tem 55 anos e 31 anos de carreira no MPPE. Atualmente, é a titular da 5ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, cargo que ocupa desde 2004. 

Promotora Deluse Amaral. Foto: Divulgação/MPPE

O promotor de Justiça José Paulo Cavalcanti é natural do Recife, tem 50 anos e 25 anos de atuação no MPPE. No momento atual, é titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (infância e juventude), encontrando-se no exercício da função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça desde novembro de 2022.

Promotor José Paulo Cavalcanti. Foto: Divulgação/MPPE

a promotora de Justiça Lizandra de Carvalho nasceu em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte do Estado, tem 51 anos e 20 anos de carreira no MPPE. Atualmente, é a titular da 20ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, cargo que ocupa desde 2017. Exerce o cargo de Ouvidora do MPPE desde março de 2023.

Promotora Lizandra de Carvalho. Foto: Divulgação/MPPE

O promotor de Justiça Maviael de Souza é natural de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, tem 53 anos e 29 anos de carreira no MPPE. É titular da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, cargo que ocupa desde 2016.

Promotor Maviael de Souza. Foto: Divulgação/MPPE

O procurador de Justiça Silvio Tavares nasceu no Recife, tem 55 anos e 31 anos de carreira no MPPE. No momento atual, é o titular da 20ª Procuradoria de Justiça Cível, cargo que ocupa desde 2014.

Procurador Silvio Tavares. Foto: Divulgação/MPPE

Veja também

Lula deve vetar "jabutis" que poderiam encarecer contas de luz em projeto sobre eólicas no mar
BRASIL

Lula deve vetar "jabutis" que poderiam encarecer contas de luz em projeto sobre eólicas no mar

Técnico do Sport lamenta falta de volantes na pré-temporada: "atrapalha"
Sport

Pepa lamenta falta de volantes na pré-temporada do Sport: "atrapalha"

Newsletter