Ministro da Defesa diz que respeita Carta Democrática Interamericana
Documento citado por Paulo Sérgio Nogueira afirma que governos das Américas têm 'obrigação' de defender democracia
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, reafirmou nesta terça-feira que o Brasil respeita a Carta Democrática Interamericana. O texto diz que "os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la".
— Da parte do Brasil, manifesto respeito à Carta da Organização dos Estados Americanos, OEA. E à Carta Democrática Americana e seus valores, princípios e mecanismos — declarou Nogueira.
A fala de Nogueira ocorreu na abertura da Conferência de Ministros de Defesa das América (CMDA), que está sendo realizada em Brasília. Ao final do evento, na quinta-feira, será assinada uma declaração, que deverá reproduzir os compromissos da Carta Democrática Interamericana e da Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Leia também
• Defesa Civil reconhece mais 14 cidades em situação de emergência; 8 são de Pernambuco
• Cirurgião acusado de cárcere privado tem prisão temporária renovada
• Associação dos diplomatas rebate Bolsonaro e sai em defesa do sistema eletrônico de votação
A primeira carta afirma, logo em seu primeiro artigo, que "os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la" e que "a democracia é essencial para o desenvolvimento social, político e econômico dos povos das Américas".