Logo Folha de Pernambuco

CIRURGIA

Ministro diz que Lula deve voltar a despachar do Planalto na sexta-feira (28)

Presidente passou por procedimento para reduzir dores no quadril

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou, no começo da noite desta quarta-feira (26), que o procedimento realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela manhã foi bem-sucedido e que ele deve voltar a despachar do Palácio do Planalto na sexta-feira.

– O presidente fez esse procedimento, que tinha por objetivo reduzir o desconforto. E o procedimento funcionou dentro daquilo que era esperado. Pela parte da tarde, ele trabalhou normalmente – afirmou Pimenta.

Nesta quarta-feira pela manhã, em Brasília, Lula se submeteu a uma nova infiltração para reduzir as dores no quadril. No domingo, o presidente passou pelo mesmo procedimento em São Paulo. Ele recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada. Aos 77 anos, Lula sofre de artrose no fêmur, o que tem causado as dores incômodas. A previsão é que seja operado em outubro.

Pimenta disse que o procedimento desta quarta-feira foi "um sucesso".

O resultado do procedimento foi aquilo que os médicos esperavam. O presidente está sentindo uma melhora muito significativa.

Nesta quarta-feira à tarde, Lula recebeu no Alvorada o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também fez uma reunião sobre o PAC 3 com as presenças de Pimenta, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretaria executiva da pasta, Miriam Belchior. Na quinta-feira, ele deve continuar a despachar do Alvorada.

– Se tudo ocorrer como a gente espera, na sexta-feira o presidente volta a despachar do Palácio do Planalto – afirmou Pimenta.

Em live na terça-feira, Lula disse que as vezes fica "visível" que está "irritado", "nervoso" e de "mau humor" por conta das dores na cabeça do fêmur. Indagado se o humor do presidente havia melhorado após a nova infiltração, Pimenta respondeu:

– Está com o humor 100% recuperado.

Veja também

Newsletter