Logo Folha de Pernambuco

eleições argentinas

Ministro diz que Lula só deveria ligar para Milei após argentino pedir desculpas

Pimenta afirmou que Milei deveria "ligar para se desculpar" e que Lula deveria esperar o gesto para "pensar na possibilidade de conversar"

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja da SilvaO ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou nesta segunda-feira (20) que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, "ofendeu de forma gratuita" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que deveria "ligar para se desculpar". Pimenta afirmou ainda que Lula deveria "pensar na possibilidade de conversar" somente após o gesto de Milei.

"Eu (se fosse o Lula), só depois que ele me ligasse para me pedir desculpa, ofendeu de forma gratuita o presidente Lula, cabe a ele um gesto como presidente eleito, de ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso, eu pensaria na possibilidade de conversar" afirmou no Palácio do Planalto.

Durante a campanha, Milei fez uma série de ataques ao presidente Lula, chamando-o, por exemplo, de corrupto e ladrão.

Para o governo brasileiro, o triunfo do candidato do partido A Liberdade Avança sempre foi o pior cenário, não apenas pelas divergências ideológicas e a proximidade de Milei com o ex-presidente Jair Bolsonaro — que já indicou que pretende ir à posse — mas, também, pela ameaça de retrocesso na política de integração regional, pilar da política externa brasileira.

Há divergência profunda entre Lula e Milei sobre a integração latino-americana. O presidente eleito da Argentina pode seguir os passos de seu amigo Bolsonaro e retirar a Argentina da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), e até mesmo interromper o processo de adesão ao Brics, que inclui países com os quais ele já disse não pretender se relacionar e os quais costuma achincalhar publicamente, especialmente a China.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter