AMAZÔNIA

Ministro do Meio Ambiente minimiza aumento no desmatamento em janeiro

Em janeiro, houve alertas de desmatamento em uma área de 430km², de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Ministroeio Ambiente, Joaquim Álvaro pereira LeiteMinistroeio Ambiente, Joaquim Álvaro pereira Leite - Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Pereira Leite, minimizou nesta segunda-feira o índice do desmatamento na Amazônia Legal em janeiro, o maior para o mês desde 2016. De acordo com Leite, houve queda no acumulado dos últimos seis meses, o que indica que o Brasil está no "caminho certo".

Em janeiro, houve alertas de desmatamento em uma área de 430km², de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é o maior desde 2016, quando os dados começaram a ser coletados no formatual atual, e representa um aumento de 418% em relação a janeiro do ano passado.

Em entrevista ao prorgama "Sem Censura", da TV Brasil, exibido nesta segunda-feira, Leite foi questionado se, diante desses dados, mantia uma declaração anterior de que o Brasil está na direção correta no combate ao desmatamento.

O ministro, contudo, preferiu ressaltar o indíce acumulado nos últimos seis meses, dizendo que há uma redução de 5%. "O acumulado dos últimos seis meses foi 5% a menos, se você pegar de agosto até janeiro. Você olhar o número de um mês só, você não consegue montar uma estratégia de atuação", afirmou.
 

Para Leite, o país continua no "caminho certo", por estar realizando o combate ao crime ambiental: "O importante é a gente estar no caminho certo. Considerar o crime ambiental uma obrigação do Estado atuar, e tem atuado."

Ele ressaltou a parceria com o Ministério da Justiça e disse que as duas pastas vão lançar uma nova versão do programa Guardiões do Bioma focada na Amazônia.

"Nós próximos meses nós devemos lançar o programa Guardiões do Bioma, que teve bons resultados no ano passado em relação a incêndio. Nós devemos lançar um especificamente para desmatamento na Amazônia, colocando dez bases na Amazônia."

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter