Logo Folha de Pernambuco

STF

Mendonça libera reportagens sobre compra de imóveis em dinheiro vivo pela família Bolsonaro

Reportagens haviam sido censuradas por desembargador do Tribunal de Justiça do DF

André Mendonça, ministro do STFAndré Mendonça, ministro do STF - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Está liberada a veiculação de duas reportagens do portal UOL sobre a compra de imóveis com dinheiro vivo pela família do presidente Jair Bolsonaro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça liberou as matérias.

As reportagens haviam sido censuradas pelo desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em pedido feito, segundo o UOL, pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Devido à censura, o portal acionou o STF contra a decisão do desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti.

A decisão de Mendonça vale até que a reclamação do site seja julgada pelo Supremo. Na decisão, Mendonça apontou que a censura a qualquer pretexto não encontra amparo na Constituição.



Dinheiro vivo
De acordo com o UOL, dos 107 imóveis comprados pela família dos últimos 30 anos, em 51 deles houve uso de dinheiro vivo. O desembargador do TJDFT também havia determinado a remoção de postagens nas redes sociais com menção às reportagens.

A notícia sobre a compra de imóveis virou um problema para a campanha de Bolsonaro e passou a ser explorada por adversários.

Veja também

Newsletter