Monica Benicio, viúva de Marielle, cobra revogação de medalhas concedidas a irmãos Brazão
Acusados de mandar matar Marielle Franco, irmãos receberam maior honraria da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro
A vereadora Monica Benicio, líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Rio, apresentou nesta terça-feira um novo manifesto para revogar as medalhas Pedro Ernesto concedidas a Domingos e Chiquinho Brazão. As medalhas são a mais alta honraria que o município presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional, sendo a mais alta condecoração concedida pela Câmara.
Os irmãos Brazão são acusados de ordenar o assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Para Monica Benício, é inaceitável que os dois ainda sejam homenageados:
"É preciso dar um basta nesta trama criminosa! Não podemos naturalizar que milicianos sigam ocupando lugares de poder em secretarias, parlamentos e tribunais de contas. Tampouco podemos aceitar que criminosos sejam homenageados oficialmente pelo Poder Público. Domingos e Chiquinho Brazão receberam a medalha Pedro Ernesto, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal. É inadmissível que os acusados de serem os mandantes do assassinato da Vereadora Marielle e de inúmeros outros crimes, sigam entre os homenageados da nossa cidade", afirmou Benício.
Leia também
• Caso Marielle: delegado alega falta de provas contra ele em novo pedido a Moraes para deixar prisão
• Defesa de Chiquinho Brazão pede ao STF transferência de presídio
• O que disse Ronnie Lessa em delação: veja principais pontos da investigação da morte de Marielle
Na sessão do último dia 16, ainda que 44 vereadores tivessem registrado presença, apenas 21 se manifestaram, sendo 19 favoráveis e dois contrários. Como são necessários pelo menos 26 votos, não houve quórum para deliberar a proposta. Uma vez que o mínimo não foi atingido, as pautas seguintes sobre medalhas — inclusive a concessão ao polêmico empresário Pablo Marçal — não foram votadas.
"O que deveria ser algo óbvio virou uma grande batalha na Câmara Municipal. Hoje, dia 28 de maio, o requerimento de revogação das medalhas, que foi apresentado por mim, Vereadora Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, será apreciado pela 5a. sessão seguida. Desde o dia 9 de Maio os Vereadores estão se recusando a votar e evitando mostrar para a população carioca de que lado estão nessa história. Assine este manifesto e nos ajude a pressionar os vereadores da Câmara do Rio de Janeiro a retirarem a medalha dos irmãos Brazão. Vereadores, cancelem a medalha dos Brazão! Conto com você!", declarou Benício.
Dois requerimentos
Líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal e viúva de Marielle, Monica apresentou dois requerimentos para cancelar a mais alta honraria do legislativo carioca dadas a Domingos e a Chiquinho Brazão. Ambos estão presos preventivamente por ordem do STF.
Os irmãos e o delegado Rivaldo Barbosa foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela morte de Marielle e do motorista Anderson Gomes.