TSE

Moraes afirma que desinformação é questão mais importante para "sobrevivência da democracia"

Presidente do TSE afirmou que há uma tentativa de manipular eleitores e atacar processo eleitoral por dentro

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ao lado da embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ao lado da embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf  - Foto: Alejandro Zambrana/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quarta-feira que a desinformação é a questão mais importante para garantir a "sobrevivência e fortalecimento da democracia". De acordo com Moraes, notícias falsas são utilizadas para atacar o processo eleitoral por dentro, manipulando os eleitores.

Moraes participou nesta quarta da abertura de um seminário sobre desinformação nas eleições, realizado pelo TSE e pela União Europeia. A embaixadora do bloco no Brasil, Marian Schuegraf, também esteve presente.

— Trata exatamente da mais importante questão hoje em relação à sobrevivência e fortalecimento da democracia, que é a questão da desinformação nas eleições — afirmou, acrescentando: — Todos os países democratas perceberam que há um grande ataque de desinformação em relação à vontade do eleitor.

No Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes é relator dos chamados inquéritos das fake news e das milícias digitais, que investigam diversos casos de divulgação de desinformação. Como presidente do TSE, ele também comandou julgamentos sobre o tema, como a ação que deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por ter feito ataques sem provas ao sistema eleitoral.

No seminário, o ministro afirmou que há um ataque "autoritário" e "criminoso" contra a democracia.

— Essa desinformação visa captar a livre vontade do eleitor. Para, a partir disso, direcionar a sua vontade para determinado candidato. É um ataque à democracia por dentro. Ataque autoritário, ataque criminoso, ataque ilícito à democracia. Mas por dentro, o que é muito mais perigoso.

Moraes ainda ressaltou que a situação será agravada pela utilização de ferramentas de inteligência artificial.

— Agora nós temos um novo desafio, o combate à desinformação, veiculada nas redes sociais, com uso de inteligência artificial. Isso é extremamente perigoso.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter