Logo Folha de Pernambuco

prisão

Moraes determina exames em Roberto Jefferson para avaliar saúde física e mental

Preso desde outubro de 2022, ex-parlamentar está internado em um hospital particular no Rio desde junho para tratamentos de saúde

Roberto JeffersonRoberto Jefferson - Foto: Reprodução/vídeo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que uma junta médica realize exames para avaliar o estado de saúde física e psiquiátrica do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). A medida atende a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nessa terça-feira (11).

Somente após o laudo médico é que o magistrado irá decidir sobre um eventual retorno de Jefferson à prisão, ou se ele seguirá internado em um hospital particular. O ex-parlamentar está preso no Complexo Penitenciário de Bangu, na capital fluminense, desde o final do ano passado.

Depois da avaliação da equipe médica oficial, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro irá se manifestar sobre a capacidade ou não, de o hospital penitenciário dar seguimento ao tratamento médico necessário, "discriminando quais condutas terapêuticas podem ser realizadas no estabelecimento".

"Sabido é que sua situação de saúde é delicada e ainda inspira cuidados, e que os recursos técnicos da administração penitenciária-hospitalar são limitados. Conforme ressaltado pelo Ministério Público, “apesar de o Hospital Penitenciário não dispor de todos meios tecnológicos e medicamentos necessários para prover o melhor atendimento ao custodiado, em momento algum é possível inferir que a SEAP/RJ não teria condições de recebê-lo e oferecer o tratamento adequado, com os recursos disponíveis”, aponta Moraes.

O ex-deputado federal Roberto Jefferson foi preso em outubro de 2022, pouco antes do segundo turno das eleições, depois de ter publicado nas redes sociais um vídeo criticando a ministra do STF Cármen Lúcia. Ele, porém, recebeu os agentes da Polícia Federal com disparos de arma de fogo e ataques a granadas, em Comendador Levy Gasparian, cidade em que morava no interior do Rio. Jefferson atendeu à voz de prisão horas depois da chegada dos agentes.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter