CASO DAS JOIAS

Moraes diz em nota que ainda não recebeu relatório da PF com indiciamento de Bolsonaro

Documento é o que formaliza a conclusão dos investigadores de que houve crime no desvio de presentes recebidos pelo estado brasileiro

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de MoraesMinistro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes divulgou nota no fim da tarde desta quinta-feira (4) na qual afirma não ter recebido, "até o presente momento", o relatório da Polícia Federal com o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso das joias.

Documento é o que formaliza a conclusão dos investigadores de que houve crime no desvio de presentes recebidos pelo estado brasileiro.

"O gabinete do Ministro Alexandre de Moraes informa que, até o presente momento (18h00), os autos físicos e sigilosos da PET 11645 encontram-se na Polícia Federal, não tendo sido encaminhados ao Supremo Tribunal Federal qualquer pedido ou relatório", diz texto divulgado por sua assessoria.

A PF indiciou Bolsonaro, o seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid e mais 10 pessoas no inquérito que apura o desvio de joias do acervo presidencial.

Os crimes atribuídos aos dois são de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Caberá agora à Procuradoria-Geral da República decidir se oferece denúncia ou pede o arquivamento do caso.

Ao longo da apuração da PF, a defesa de Bolsonaro chegou a afirmar que ele agiu dentro da lei" e "declarou oficialmente os bens de caráter personalíssimo recebidos em viagens”.

Esses itens, na visão dos advogados, deveriam compor seu acervo privado, sendo levados por ele ao fim de seu mandato.

Veja também

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Newsletter